top of page

A história de Walt Disney

  • Foto do escritor: @meudestinofavorito
    @meudestinofavorito
  • 20 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de jul. de 2020


Walt Elias Disney - Copyright Disney Company

Você conhece a história de Walt Disney?


Walt Elias Disney nasceu em Chicago em 1901, onde morou até quase seus 5 anos. Em 1906 a família achou que a cidade estava ficando perigosa demais e decidiu se mudar para uma fazenda em Marceline no interior do Missouri, local esse em que Walt morou por apenas 4 anos, mas sempre afirmava que as melhores lembranças da sua infância foram de lá! Muitos anos depois, a principal rua de Marceline se tornaria a principal inspiração para a criação da Main Street, no Magic Kingdom na Flórida e nas Disneylands pelo mundo.


Em 1910 a família Disney se mudou para o Kansas onde Elias Disney, pai de Walt, comprou um negócio de entrega de jornais. Walt e Roy, seu irmão mais velho, começaram a trabalhar para o pai e acordavam às 3h da manhã para entregar jornais antes de ir para a escola. Aos 16 anos, agora de volta a Chicago, Walt se matriculou em um curso de artes, pois sempre gostou de desenhar e era o desenhista do jornal do colégio. Pouco tempo depois, seguindo os passos do seu irmão Roy e querendo conhecer novos lugares, Walt decidiu se alistar no exército para ir à Europa lutar na 1ª Guerra Mundial, mas ele só tinha 16 anos e foi recusado.

E foi na Cruz Vermelha que Walt descobriu que...


estavam precisando de colaboradores para enviar para a Europa. Lá a idade mínima era 17 anos, então Walt falsificou a sua certidão de nascimento (de 1901 para 1900) com a ajuda da sua amorosa mãe, Flor Call Disney, e então conseguiu o emprego de motorista de ambulância na Cruz Vermelha. Walt ficou um ano na França e conheceu Ray Kroc que também era motorista de ambulância e que muitos anos mais tarde viria a se tornar o dono de uma das empresas mais conhecidas do mundo: Mc Donald’s. Então, depois da guerra Walt voltou para Kansas e começou a trabalhar como desenhista de uma pequena agência de publicidade. Foi lá que ele conheceu Ub Iwerks que no futuro seria co-criador do Mickey.

Algum tempo depois, a agência acabou demitindo muitos dos seus funcionários para reduzir custos, entre eles, Walt e Ub. Então os dois decidiram montar sua própria empresa e em pouco tempo WD foi chamado para a Kansas City Film Ad Company's. Nessa empresa, Walt começou a se interessar por animação e pouco tempo depois saiu do emprego para criar o seu próprio estúdio. Contratou um colega do antigo trabalho e juntos começaram a fazer pequenos desenhos animados chamados de Laugh-O-Ghrams. Esses desenhos eram transmitidos em uma rede de cinemas da cidade antes do filme principal e os desenhos fizeram tanto sucesso que pôde contratar mais gente, incluindo seu amigo Ub Iwerks. Porém, apesar do taleto natural, Disney não soube precificar corretamente seu trabalho e o dinheiro que recebia não era o suficiente para pagar os salários dos seus animadores. Por não saber gerenciar bem, a empresa quebrou e teve que fechá-la.


Nessa época, Roy Disney estava morando na Califórnia e Walt resolveu ir ao seu encontro, já que era lá que ficava a grande indústria de cinema! Era em Hollywood que tudo acontecia! Em sociedade com o irmão, Walt criou o Disney-Brothers Studio em 1923 e foi nessa época que eles tiveram seu primeiro sucesso: a série Alice Comedies, que mostrava uma menina interagindo com desenhos animados, durando até 1927. Em 1926, o produtor Charles Mintz pediu que Walt Disney produzisse um desenho animado que seria distribuído pela Universal Pictures (que mais tarde se tornaria Universal Studios). Foi aí que nasceu Oswald, The Lucky Rabbit. O personagem foi um sucesso instantâneo e em 1928 Walt foi para Nova York negociar um aumento no pagamento pelos desenhos. Ao chegar lá, descobriu que, não só ele não ganharia o aumento, mas quase todos os animadores do seu estúdio tinham sido contratados por Charles Mintz. E o pior de tudo, Walt não tinha nenhum direito sobre o personagem Oswald, pois tudo pertencia agora a Universal. O único animador que não tinha ido para a Universal foi o seu amigo Ub Iwerks.

Walt foi pra Nova York com a esperança de um bom retorno financeiro e estava voltando pra casa sem nada, sem seus funcionários e sem o seu personagem de sucesso. Ele precisava de outro personagem! Daí surgiu a inspiração de um camundongo que volta e meia aparecia em seu escritório de criação! Em conjunto com seu amigo Ub, Walt criou o Mickey Mouse!



As melhores dicas e conteúdo você encontra aqui no Meu Destino Favorito!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2019 - Copyright Todos os Direitos Reservados. MEU DESTINO FAVORITO, não é afiliado a The Walt Disney Company. As informações do nosso blog e plataforma digital representam as opiniões dos autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, SeaWorld, Legoland Florida e outras empresas citadas são marcas registradas.

bottom of page